Boa tarde, Segunda Feira 22 de Setembro de 2025

Noroeste de Mato Grosso

ESCRITÓRIO STORCK

Publicado em 07 de Março de 2021 ás 16:38 , por Contabilidade e holding com excelência

Contabilidade e holding com excelência

Escritório contábil em Sapezal atende a todos os segmentos, com destaque para estruturação de holding

O Escritório Contábil Storck nasceu de uma família tradicional no ramo de serviços contábeis, atuando no mercado desde 1970, quando iniciou os trabalhos no Paraná, passando por Tangará da Serra até chegar em Sapezal. Atende a todos os segmentos: comercial, industrial, prestadores de serviços e agropecuária. Outro serviço com bastante destaque é a holding.

Profissional da área contábil com competência, qualidade na prestação dos serviços, experiência e – acima de tudo – valorizando o ser humano, Jean Carlo Storck sempre busca as melhores soluções legais e eficientes aos seus clientes. Por isso, a credibilidade é a principal marca do escritório.

O escritório abriu as portas na década de 1970, em Toledo. Quinze anos depois, a família se mudou para Tangará, onde Jean e o irmão Jackson trabalharam com o pai, Walter Storck, até 1996, quando arrendaram o escritório. Entretanto, o número de clientes na região – especialmente do agronegócio – crescia e Jean percebeu que havia a necessidade de estar mais próximo deles. Então, no dia 13 de maio de 1998, dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Sapezal, abriu um escritório avançado no município.

“A maioria desses clientes do agro moravam em Tangará, eram clientes lá, mas precisavam que ficássemos mais próximos das propriedades. As leis trabalhistas estavam em mudança, exigindo um acompanhamento mais intenso. À época, Sapezal ainda estava começando, ainda carente da prestação de alguns serviços, e eu já tinha uma grande experiência no setor. Pude acompanhar e participar do crescimento da cidade”, explica Jean.

Formado em Ciências Contábeis, Jean pôde aprender diversos serviços com o pai, até administrar seu próprio escritório, uma responsabilidade ainda maior. E foi estando ‘do outro lado do balcão’, ou seja, observando pelos olhos do cliente, que se tornou ainda mais evidente sua competência.

“Precisamos ser bons profissionais e bons administradores. Os documentos dos clientes devem ser armazenados com responsabilidade pelo tempo mínimo exigido por lei. Além disso, precisamos ser mais humanos. Há clientes que passam por dificuldade, mas damos um jeito de ajudar, porque isso vai se refletir lá na frente. Estamos aqui para evoluir como pessoa. E é isso que adotei no escritório. Também gosto de valorizar quem está comigo há bastante tempo. Um gerente está aqui há 17 anos; outra funcionária se aposentou comigo. Atendo aqui algumas entidades, contribuindo ao fazer a contabilidade delas. Aquilo que recebo, compartilho com as pessoas que mais precisam”, reflete o contador.

 

SERVIÇO DE HOLDING

Mas, afinal, o que é holding? Nós destacamos no título desta reportagem, contamos um pouco da história de Jean Storck, mas precisamos destacar esse serviço diferencial prestado pelo escritório.

Palavra de origem inglesa, holding significa ‘controlar, manter, guardar’. Em negócios, trata-se de empresas cuja atividade principal é deter participação acionária em uma ou mais empresas (Sociedade Anônima ou LTDA). Ou seja, ela detém a maioria das ações de outras empresas e controla sua administração e suas políticas.

“Há alguns anos eu comecei mais este segmento dentro do escritório. Os meus clientes mais velhos estão se aposentando e uma nova turma de agricultores vem aí. Por isso, é preciso integralizar (os bens) para garantir a sucessão de forma correta”, afirma.

Por atender o segmento do agronegócio, essa modalidade se torna interessante para segmentar um organograma de empresas que possam ser da mesma família. “Usando como exemplo um produtor que tem uma empresa de insumos agrícolas, uma sementeira, uma algodoeira, uma de prestação de serviço. São várias empresas nas quais ele participa, normalmente associadas a outras pessoas. Por isso, abre-se uma SA ou LTDA, e nessa organização as cotas de capital são integralizadas por empresa. As pessoas físicas deixam de ser sócias, e a holding fica como proprietária de todas as empresas”, explica.

Jean ainda explica que a maioria dos produtores rurais possuem apenas imóveis e propriedades em seu nome, sem a constituição de CNPJ. Nesse ínterim, uma administradora de bens é aberta para integralizar todos os bens, barateando as cotas de capital.

“É muito mais viável do que doar cotas de patrimônio por conta do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), que gera o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), registro em cartório, entre outros custos, se tornando mais caro. Por isso a holding é mais vantajosa”, esclarece.

A abertura de uma holding organiza a sucessão familiar, termo mais comum no que diz respeito aos bens passados de geração em geração. Por isso, o planejamento tributário de uma propriedade é indispensável.

 

SERVIÇOS CONTÁBEIS

Formado por um corpo de profissionais experientes, que exercem suas atividades com atenção e responsabilidade, a rotina de trabalho do Escritório Contábil Storck se baseia em administrar questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma dada empresa.

“Somos especializados em lidar com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e contas a receber, guias de impostos e muitos números. Orientamos e acompanhamos as transações de empresas desde abertura até a baixa da mesma. Registramos firma junto aos órgãos competentes e obtemos o alvará de funcionamento para o início das atividades. Elaboramos contratos de trabalhos de colaboradores e mensalmente realizamos fechamento de folha de pagamento”, aponta Jean Storck.

O escritório também cuida das movimentações da empresa, tais como: conciliação bancária, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, empréstimos, investimentos, entre outros; também realiza cálculos e emite guias de impostos a serem pagos, como: ICMS, IPI, PIS, COFINS, entre outros.

“Trabalho muito com treinamento do meu pessoal. Busco subsidiar para que estejam na vanguarda de tudo o que há de novo na contabilidade. Cuidamos das empresas dos nossos clientes como se fossem nossas”, reitera.

“Desde o início da empresa eu faço a controle de tudo. Acabei doutrinando meu pessoal e eles sabem que não fazemos apenas o básico: contabilizamos tudo. É importante que eu, enquanto delegado do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) em Sapezal, preste os serviços de forma clara para que os demais também façam. Essa é a importância que eu dou para um serviço bem feito”, encerra.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.