Bovinocultura impulsiona estimativa de aumento do VPB da pecuária

O Valor Bruto da Produção (VBP) da pecuária deve crescer mais de 25% este ano em Mato Grosso, chegando a R$ 30,37 bilhões. A projeção é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que a cada três meses atualiza estes números.
Para o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), o bom desempenho foi puxado principalmente pela bovinocultura, apesar da queda do volume produzido este ano na comparação com o ano passado.
Em números, houve queda de 11,5% no volume produzido – em torno de 2,22 milhões de cabeças –, e as exportações recuaram 6%.
“O VBP calculado mostra o montante recebido pelos produtores pela produção das commodities agrícolas. No caso da pecuária, é estimado um crescimento na ordem de 25%. Na pecuária de corte, o crescimento seria maior, em torno de 29% em relação a 2020”, destaca o diretor de operações do Imac, Bruno de Jesus Andrade.
Segundo ele, isso pode ser explicado devido à valorização da arroba do boi gordo no mercado doméstico em função de dois fatores:
-- redução da oferta de animais para abate
-- demanda aquecida pela carne bovina no mercado externo.