Brasil fortalece mercado para o agronegócio com a Índia

Na última semana, a missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), esteve em Nova Delhi, capital da Índia, terminou com saldo positivo.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, que foi acompanhado de equipe técnica da Pasta, as trocas com o governo e com o setor produtivo indiano foram “múltiplas, positivas e que gerarão frutos para o Brasil”.
“Abrimos o mercado de avocado e, ainda no campo da fruticultura, também finalizamos o processo de abertura de mercado de cítricos, como limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina. Além disso, firmamos um memorando de entendimento para ampliar o mercado de soja, a fim de podermos vender suplementos alimentares para a cadeia produtiva de leite na Índia”, comemora Fávaro.
Um dos primeiros compromissos de Fávaro e da comitiva foi a participação na abertura do Seminário Internacional – Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil.
Durante o evento, foram assinados memorandos de entendimentos, entre instituições dos dois países, que visam a ampliar a cooperação e fomentar o desenvolvimento do comércio bilateral.
OUTROS ACORDOS
Fávaro também se reuniu com o ministro da Agência de Segurança e Padrões Alimentares da Índia, Kamala V Rao, em que foram analisados pleitos para a autorização de importação de produtos de açaí brasileiro, como a polpa e o açaí liofilizado.
Também houve abertura de mercado de ambos, melhoria genética para a pecuária leiteira, aumento das cotas e a redução tarifária das cadeias produtivas de aves (frango inteiro e cortes de frango), suínos, algodão, frutas e suco de laranja, entre outros assuntos.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.