Duas pontes devem ser feitas em trecho de duplicação da BR-163

O consórcio de empreiteiras iniciou as obras de duplicação da BR-163, entre o Posto Gil (Diamantino) e Nova Mutum, preparando o terreno onde será feita pista duplicada.
O primeiro passo é a remoção da vegetação, autorizada e licenciada pelos órgãos ambientais. Após essa etapa, inicia a fase da terraplanagem.
Como o trabalho é feito no terreno ao lado da rodovia, neste momento não há interferência no fluxo de veículos.
A duplicação deste trecho ocorre à margem da pista sentido Norte. Segundo o contrato, no primeiro ano de obras (até junho/2024) devem ser concluídos 36 km de pista nova, acostamento, canteiro central, sinalização horizontal e vertical, além da recuperação da rodovia existente. O projeto para este segmento também contempla um retorno em desnível.
Para o segundo ano de obra, está prevista a conclusão dos serviços até Mutum, construção de duas pontes (uma sobre o rio Arinos e outra sobre um afluente) e mais dois viadutos no km 572 e no km 592, já em Mutum.
Para dar celeridade à entrega da duplicação aos usuários da BR-163, a concessionária informou que fará a liberação do trecho a cada 8 km de ampliação, desviando o fluxo de veículos para a pista nova e recuperando a existente de forma simultânea.
O projeto completo prevê a duplicação de cerca de 450 km da rodovia, além da construção de 34 obras de arte especiais (pontes, trevos e viadutos), sete passarelas, recuperação da via, entre outros elementos.
Para atender a todas as demandas do TAC é previsto um investimento de R$ 7,5 bilhões em um prazo máximo de 8 anos.