Mega armazém de milho em construção em Lucas do Rio Verde

A empresa Kodyak Nutrição Animal está construindo um novo armazém graneleiro horizontal de milho em Lucas do Rio Verde.
A nova estrutura tem capacidade de armazenar cerca de 100 mil toneladas de milho segunda safra. A empresa é fornecedora de ração para Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Para se ter uma ideia do tamanho, seriam necessários mais de dois mil rodotrens carregados de milho para encher este armazém.
Ao lado do armazém em construção há outro com a capacidade um pouco maior. Juntos, eles têm a capacidade de armazenar cerca de 210 mil toneladas de grãos.
A construção vem de encontro com dois fatores que estão movimentando o mercado brasileiro do grão, um deles são os preços do grão.
Os contratos de milho negociados na bolsa de Chicago caíram para o nível mais baixo em mais de seis meses no último mês, segundo a USDA, depois das máximas no ano passado. Preços menores fazem o produtor recuar nas vendas e deixar o milho armazenado.
Outro fator importante é o possível recorde de produção no milho safrinha. A segunda safra de milho no Brasil vem deixando os pessimistas para trás e se prepara para bater o recorde de produção, ultrapassando 120 milhões de toneladas.
A produção total de milho no Brasil visa um aumento de 10,2% em 2023, em comparação com a safra anterior.