MT movimentou mais de 790 milhões de animais em 2023

A quantidade de animais movimentados em Mato Grosso no ano passado chegou a 793 milhões – entre bovinos, aves, suínos, peixes, ovos fertilizados e outras espécies.
Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), órgão estadual que controla o trânsito de animais dentro e fora do estado através da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).
Pelo levantamento, ao longo do ano passado, grande parte da movimentação de animais foi de galinhas, com destino a granjas comerciais para engorda e, posteriormente, abate.
Nesse segmento foram movimentados 725,9 milhões de aves, liderando o ranking de animais movimentados com GTA – o equivalente a 91,5%.
Em segundo lugar, com 38,8 milhões (4,89%), está a movimentação de peixes, em sua maioria alevinos, e em seguida bovinos, com 28,4 milhões (3,58%).
Nos dados gerais, em 2023, Mato Grosso registrou no total 956 mil Guias de Trânsito Animal, emitidas no sistema informatizado do Indea.
Além do controle de animais entre estabelecimentos rurais e para frigoríficos, eventos agropecuários, como leilões, exposições, feiras e torneios, também demandam a emissão da GTA para os animais envolvidos.
FEIRAS E OUTROS EVENTOS
O Indea, responsável por autorizar esses eventos após a análise documental e avaliação do espaço físico, que garantam o bem-estar do animal, autorizou 988 eventos agropecuários em 2023.
Nesses eventos agropecuários, a grande maioria de animais movimentados foi de bovinos, com um total de 98.548. Em seguida, com 39.274 ficou a movimentação de equídeos.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.