Boa tarde, Sábado 03 de Maio de 2025

noticias/view
Agro

PIB de MT cresceu 3x mais que o do país em 2023

Publicado em 21 de Março de 2024 ás 07:24 , por DA REPORTAGEM
Estado se consolida entre os estados que mais crescem no Brasil, com aumento no PIB de 10,6% - Foto: Divulgação

O crescimento econômico de Mato Grosso em 2023 foi três vezes maior do que o nacional. Enquanto o estado fechou o ano com um aumento de 10,6% no Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho do país foi de 2,9%.

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês.

Conforme o levantamento, Mato Grosso lidera o ranking na região Centro-Oeste e teve o segundo maior crescimento econômico do país, ficando atrás apenas de Tocantins, que registrou elevação de 11,1% no PIB.

Para o governador Mauro Mendes, o resultado reflete um esforço de consolidação fiscal e políticas de gestão financeira mais rigorosas, implementadas a partir de 2019. 

O relatório do BB apontou, com base no monitoramento de indicadores econômicos estaduais, que o bom desempenho do Estado foi puxado principalmente pela produção agrícola, que elevou o PIB agropecuário estadual em 23,4% no ano passado.

Este foi o terceiro maior crescimento do país, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (31,9%) e Tocantins (25,6%). O crescimento nacional foi de R$ 15,1%

Estado que mais produz alimentos e preserva o meio ambiente, Mato Grosso atingiu, em 2023, uma safra recorde de grãos, sendo mais de 45,3 milhões de toneladas de soja na safra 2022/2023 e 52,3 milhões de toneladas de milho.

MT também lidera na criação de gado, tendo mais de 34,1 milhões de cabeças, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

O levantamento também apontou Mato Grosso como um dos estados que mais cresceram na indústria e serviços. 

O PIB da indústria mato-grossense foi o maior crescimento nacional, com alta de 6% em 2023. O desempenho foi três vezes maior do que o do país, que registrou aumento de 1,6% no ano passado. 

Já o PIB de serviços de Mato Grosso cresceu 7,2%, sendo a segunda maior alta do país. O estado ficou atrás apenas de Tocantins, que teve alta de 9,2% em 2023. 

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.