PIB de MT cresceu 3x mais que o do país em 2023

O crescimento econômico de Mato Grosso em 2023 foi três vezes maior do que o nacional. Enquanto o estado fechou o ano com um aumento de 10,6% no Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho do país foi de 2,9%.
Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês.
Conforme o levantamento, Mato Grosso lidera o ranking na região Centro-Oeste e teve o segundo maior crescimento econômico do país, ficando atrás apenas de Tocantins, que registrou elevação de 11,1% no PIB.
Para o governador Mauro Mendes, o resultado reflete um esforço de consolidação fiscal e políticas de gestão financeira mais rigorosas, implementadas a partir de 2019.
O relatório do BB apontou, com base no monitoramento de indicadores econômicos estaduais, que o bom desempenho do Estado foi puxado principalmente pela produção agrícola, que elevou o PIB agropecuário estadual em 23,4% no ano passado.
Este foi o terceiro maior crescimento do país, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (31,9%) e Tocantins (25,6%). O crescimento nacional foi de R$ 15,1%
Estado que mais produz alimentos e preserva o meio ambiente, Mato Grosso atingiu, em 2023, uma safra recorde de grãos, sendo mais de 45,3 milhões de toneladas de soja na safra 2022/2023 e 52,3 milhões de toneladas de milho.
MT também lidera na criação de gado, tendo mais de 34,1 milhões de cabeças, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O levantamento também apontou Mato Grosso como um dos estados que mais cresceram na indústria e serviços.
O PIB da indústria mato-grossense foi o maior crescimento nacional, com alta de 6% em 2023. O desempenho foi três vezes maior do que o do país, que registrou aumento de 1,6% no ano passado.
Já o PIB de serviços de Mato Grosso cresceu 7,2%, sendo a segunda maior alta do país. O estado ficou atrás apenas de Tocantins, que teve alta de 9,2% em 2023.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.