Uso correto do ar-condicionado ajuda a economizar combustÃvel

Como usar o ar-condicionado do jeito certo? Acredite, existem jeitos e jeitos para não gastar tanto combustível com esse equipamento – que de alguns anos para cá deixou de ser item de conforto e conveniência para se tornar um dos pilares da segurança dentro de um carro – ou você vai dizer que o ar-condicionado não ajuda a desembaçar o para-brisa naqueles dias de chuva forte?
Por conta disso, vamos listar algumas dicas para você usá-lo do jeito certo e, em certos momentos, até economizar uma grana, já que o ar-condicionado é alimentado pelo combustível do carro e pode interferir em até 20% do consumo do motor de acordo com a utilização, segundo especialistas.
1. Carro sob o sol
Sabe aquela situação em que o carro fica muito tempo sob o sol e parece se transformar em uma panela de pressão? Existe um jeito de gastar menos combustível em vez de atolar o ar-condicionado na temperatura mais fria.
Primeiro, abra todas as portas e os vidros do carro e espere um minuto (se for possível, obviamente). Feche as portas, ligue o carro e saia com os vidros abertos.
Com isso, o calor de dentro deve sair aos poucos. Aí sim ligue o ar-condicionado. Não precisa ser no máximo, já que o calor acumulado já vai ter saído da cabine. Desse jeito, você não precisa colocar o sistema na condição mais gelada e poupa combustível - e consequentemente uma grana.
2. Dias frios
Isso vai do gosto do motorista e dos passageiros a bordo. Mas aqui precisamos lembrar que condicionar o ar não significa que tenha que ser no frio. Em dias gelados, por exemplo, pode ser condicionado a ficar quente.
Além disso, quando a temperatura do lado de fora é menor que a de dentro os vidros tendem a embaçar - e, nessa situação, o ar-condicionado pode ser usado para desembaraçá-los rapidamente.
3. Na estrada
Segundo especialistas, até 60 km/h é mais econômico deixar os vidros abertos. A partir de 70 km/h, porém, o arrasto aerodinâmico gerado pelos vidros abaixados aumenta mais o consumo do que o ar-condicionado ligado - portanto, a partir dessa velocidade é melhor ligar o equipamento.
4. Recirculador interno?
Apostamos que já aconteceu de você passar por um rio que estava longe de ser cheiroso ou mesmo atrás de um caminhão que soltava bastante fumaça, reparar que o cheiro invadiu a cabine e nesse momento ligar o botão de recirculação interna - aquele que impede que o ar de fora entre no carro.
Isso é o correto a ser feito justamente para que maus cheiros não invadam o habitáculo, mas precisamos frisar que deixar esse sistema sempre ligado – como muita gente faz – não é bom. Isso porque o ar interno começa a ficar viciado e com pouco oxigênio, além do fato de consumir mais combustível. Portanto, use essa opção só quando for estritamente necessário.
5. Manutenção
Procure a cada seis meses ou um ano - de acordo com o manual do proprietário de cada automóvel - fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado, afinal é melhor manter o sistema bem cuidado do que não tratar e ter que lidar com gastos ainda maiores.
Se for o caso de optar por uma empresa especializada, procure sempre verificar as mangueiras, a pressão do gás e ainda o filtro de partículas - que quanto está sujo, mais atrapalha que ajuda. Uma manutenção bem-feita significa que o ar-condicionado funciona em sua melhor condição e, consequentemente, gasta menos combustível.