Boa noite, Sábado 10 de Maio de 2025

noticias/view
Economia

Dia dos Pais: mais 4 mil crianças não receberam o nome do pai no último ano em MT

Publicado em 10 de Agosto de 2023 ás 14:18 , por ASSESSORIA DE IMPRENSA
Em um ano, 7% dos recém-nascidos foram registrados somente com o nome da mãe – Foto: Divulgação

O Dia dos Pais está chegando, mas muitas crianças ainda não terão a quem abraçar nesta data.

Números dos Cartórios de Registro Civil do Mato Grosso mostram que no último ano desde a comemoração desta data 4.172 mil recém-nascidos foram registrados no estado sem o nome paterno – somente com o nome da mãe em sua certidão de nascimento.

O número representa 7% do total de crianças nascidas no Mato Grosso entre agosto de 2022 e julho deste ano, período em que foram registrados 59.542 nascimentos.

A porcentagem é maior que os 5,95% registrados entre agosto de 2020 e julho de 2021, quando 3.302 crianças, das 55.473 nascidas neste período, não receberam o nome do pai, e que os 6,55% registrados entre agosto de 2021 e julho de 2022, quando 3.795 novos brasileiros dos 57.919 nascidos, ficaram só com o nome da mãe no registro.

Os números estão registrados no Portal da Transparência do Registro Civil, na página denominada Pais Ausentes, lançada em março, e que integra a plataforma nacional, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne as informações referentes aos nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil, presentes em todos os municípios e distritos do país.

“Os números levantados pelos Cartórios de Registro Civil chamam a nossa atenção para essa problemática, que não é somente pertinente em nosso estado do Mato Grosso, mas infelizmente em todo o Brasil. São mais de 4 mil crianças sem o nome do pai em suas certidões. Atualmente, nossos cartórios estão sempre prontos para melhor atender os pais que desejam incluir os seus nomes nas certidões ou fazer o reconhecimento de paternidade de forma rápida e simplificada”, destaca a presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.