Forteza Alimentos: uma empresa familiar

Quem mora em Sinop há mais de 30 anos, com certeza, consumiu a popular ‘linguiça do Darcy’. Afinal, a família Caneppele produzia tudo no quintal de casa e vendia o produto artesanal de porta em porta.
Muito antes de ser Forteza, a ‘linguiça do Darcy’ era um produto conhecido na cidade, principalmente porque todos da família se envolviam, Darcy, a esposa e os filhos.
“A gente ia com uma caminhonete buscar porcos. Fazíamos todo o processo de limpeza, misturava um pouco de carne bovina e produzíamos linguiça, mortadela, linguicinha, mas o carro-chefe era a linguiça”, conta seu Darcy, acrescentando que hoje é utilizado apenas carne suína na produção.
Os primeiros trabalhos, no início da década de 1990, foram ali, em casa mesmo. Mesmo sem experiência no assunto, seu Darcy era um otimista e tinha muita expectativa de fazer o negócio dar certo.
“Desde muito cedo foi me reinventando, reaprendendo. Assim, pouco a pouco, aquela fabriqueta de embutidos foi crescendo, degrau a degrau, até chegar ao status de grande empresa”.
Conforme o negócio crescia, não comportava mais ser apenas ‘linguiça do Darcy’. Era a hora de formalizar, e decidir um nome. Mas qual?
“Um consultor, ao entender nossa origem e nossa história, nos deu um dicionário da língua italiana e falou: ‘o nome vai estar aí, procurem com carinho’. E diante dos sacrifícios que fizemos e da força que nossa família sempre teve, entendemos que éramos uma fortaleza. Ou, em italiano, Forteza!”, relembra Darcy Caneppele.
Em 2002, a Forteza Alimentos inicia formalmente o trabalho com suínos, e expande suas possibilidades, investindo também em máquinas e caminhões.
“Uma estrutura que antes era apenas um sonho, agora é uma realidade que nos enche de orgulho”, completa.
Atualmente, a Forteza Alimentos tem mais de 300 colaboradores diretos, uma média de abate de 220 a 260 suínos, estando presente em diversas regiões de Mato Grosso, entregando mais qualidade à mesa dos consumidores.