Boa noite, Terça Feira 06 de Maio de 2025

noticias/view
Economia

Hospital Santa Matilde fará de Sinop referência nacional em saúde

Publicado em 05 de Março de 2024 ás 07:30 , por DA REPORTAGEM

Sinop se consolidou como um polo regional em diversos setores. Ser referência, portanto, não é uma novidade para a cidade que completa 50 anos de fundação em setembro.

O próximo passo, agora, é ampliar esse protagonismo: por que não pensá-la como uma referência nacional em saúde? É justamente isso que motiva o médico oftalmologista Dr. Jony Rattmann na implantação do Hospital Cirúrgico Santa Matilde.

A ideia vem sendo trabalhada há alguns anos, e em breve todos os estudos, pesquisas e referências para o desenvolvimento do projeto devem sair da prancheta. Não será apenas mais um hospital, mas sim um berço de serviços inéditos para todo o país.

Dr. Jony deseja unir tratamento, ensino e pesquisa em um só lugar.

“As tecnologias evoluem muito rápido, e com a saúde não é diferente. Profissionais devem ser capacitados e estar atualizados permanentemente, prestando um atendimento com conceitos modernos e novas técnicas diante de velhas e novas patologias que surgem”, explicou em entrevista à FATOR MT.

Esqueça o termo “atendimento humanizado”. A premissa aqui é que o Santa Matilde seja um hospital escola diferenciado, focado em agregar ensino, pesquisa e desenvolvimento de tratamentos eficientes, cumprindo assim seu papel no desenvolvimento científico em saúde.

“Existem tratamentos e medicamentos em estágio avançado de estudo, em nível nacional e internacional, que podem ser aplicados de forma inédita pelo Santa Matilde em alguns anos”, destaca Rattmann, ao demonstrar de que forma almeja dar sua contribuição para que a cidade, que lhe acolheu há quase 30 anos, seja reconhecida também como um polo nacional em saúde.

O Santa Matilde será referência também a acadêmicos de estética e psicologia da Faculdade Fastech, empreendimento em educação encabeçado por Jony Rattmann. “Os estudantes estarão trabalhando ao lado de médicos e professores. Haverá espaço dedicado aos alunos para que o Hospital seja realmente uma unidade integrada em atendimento de saúde”.

Até começarem as obras do prédio de 4 pavimentos e mais de 20.000 mil m² de área, localizado na região do Aeroporto de Sinop, o Santa Matilde Clínica estará atendendo, a partir deste semestre, onde já funcionou a Sinop Clínica, no cruzamento das avenidas Itaúbas e Embaúbas.

O corpo médico (composto inicialmente por 15 profissionais – com a prespectiva de 25 profissionais em um ano) começará atendendo suas respectivas especialidades, mas mirando o futuro da medicina – sendo, inclusive, participantes das pesquisas, avanços e descobertas.

Dr. Jony prefere não antecipar quais as novas especialidades que estão sendo pleiteadas para o Hospital Cirúrgico. A cautela se deve, justamente, pelos avanços tecnológicos. A única pista dada por ele trata da medicina de ponta.

FORMATO EM ‘X’

As obras do novo (e enorme) prédio estão previstas para começar entre o final de 2025 e o início de 2026, e conclusão entre 3 e 5 anos.

Até a definição do projeto arquitetônico, algumas alterações foram feitas. O formato será de um ‘X’, no qual a recepção se encontrará bem no centro, e as alas manterão equidistância. Arborização, energia solar e reaproveitamento hídrico permitirão ao empreendimento estar em conformidade com as necessidades ambientais.
“O Hospital precisa ser um local onde o paciente se sinta bem, que ele seja bem atendido e que não precise percorrer longas distâncias até chegar onde precisa. Por isso, buscamos referências para otimizar tempo e melhorar o fluxo”.

QUEM É SANTA MATILDE?

O nome escolhido para o Hospital Cirúrgico simboliza a união. Matilde nasceu por volta de 895 na Alemanha e trabalhou incansavelmente por sua reunificação. Quando atingiu sua meta, retirou-se a um convento e foi canonizada, se tornando Santa Matilde. “A escolha do nome é porque queremos unir tratamento, ensino e pesquisa”, resume Jony Rattmann.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.