Nova Rota dá início à segunda frente de trabalho entre Mutum e Diamantino

A Nova Rota do Oeste iniciou a segunda frente de trabalho na BR-163 para duplicação de mais 20 km da rodovia, no sentido Nova Mutum a Diamantino.
Os trabalhos executados no momento são de terraplanagem e construção da rede de drenagem.
Com o avanço da limpeza do terreno, iniciada em 7 de março, as equipes de obras seguem para as etapas de terraplanagem e construção da drenagem, em preparação ao terreno para construção da base e sub-base e, posteriormente, a aplicação das camadas que formarão a pista de rolagem.
Outros 15 km de duplicação da BR-163, no trecho entre Diamantino e Nova Mutum, serão finalizados e entregues nos próximos dias.
No total, serão duplicados e recuperados 86 km, com investimento de R$ 618 milhões.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, reforça o compromisso da Concessionária com a população mato-grossense no cumprimento dos prazos firmados em contrato.
“Todo o nosso esforço tem como objetivo atender aos motoristas que percorrem a BR-163, principal rodovia do estado, levando segurança e conforto durante as viagens”.
Após 7 anos de obras paradas, a duplicação da BR-163 voltou a ser realidade em Mato Grosso com a troca de controle acionário da Concessionária para a MT Par, uma sociedade anônima de economia mista e capital fechado, que tem como sócio majoritário o Governo do Estado, formalizada em 4 de maio de 2023.
Em menos de um ano da atual gestão, a Nova Rota do Oeste trabalhou na recuperação de pavimento de todo o trecho sob concessão, retomou as obras de ampliação de capacidade.
Além disso, prevê o lançamento de outros três grandes pacotes de obras, contemplando a rodovia dos Imigrantes (BR-070, em Cuiabá e Várzea Grande), a travessia urbana de Sinop (BR-163) e a continuidade da duplicação entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (BR-163), esta última terá a ordem de serviço assinada também no dia 18 de março.
LIBERAÇÃO DO TRÁFEGO
Para uso integral das pistas as equipes de obras atuam no reforço da sinalização horizontal e vertical, readequação das placas (que atualmente são destinadas ao tráfego em pista simples), implantação de defensa metálica, finalização da drenagem no canteiro central e conclusão da hidrossemeadura, voltada ao paisagismo da BR-163.
O serviço é realizado em um trecho de 15 km - entre o km 507 e o km 522 - o primeiro a ser liberado totalmente pela Nova Rota do Oeste.
A conclusão e autorização de tráfego neste do segmento atende ao prazo determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e consta no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o órgão e a Concessionária.
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