Boa tarde, Sexta Feira 14 de Novembro de 2025

Reportagem Especial

Faciso de Sinop recebe aprovação do MEC para curso de Medicina.

Publicado em 29 de Outubro de 2025 ás 09:10

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (28) a portaria SERES/MEC Nº 778, autorizando a implantação do curso superior de Medicina no município de Sinop pela Faciso — Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Oswaldo Fortini. A instituição poderá ofertar 60 vagas anuais para a graduação.

A Faciso é mantida pela empresa Tertius, um instituto de consultoria em Saúde com sede em Campinas (SP). O diretor da faculdade, Hélcio Levindo Coelho Neto, médico e empresário na área da saúde desde 2011, explicou que o projeto começou a ser desenvolvido em 2021, com imersão no sistema de Saúde regional para elaborar um currículo adequado à realidade local.

A avaliação do curso pelo Inep em 2023 alcançou nota máxima (conceito 5) em infraestrutura e corpo docente, além de alta avaliação pedagógica. A Faciso é parte de um grupo com mais de 130 mil médicos capacitados no Brasil, e o curso em Sinop é o primeiro do Grupo Tertius.

O curso utilizará laboratórios modernos com técnicas de simulação médica que incluem atores, robôs e equipamentos de última geração para treinar situações reais de atendimento de urgência e emergência.

A estrutura física já está montada em Sinop, com equipamentos instalados e corpo docente comprometido, apesar do projeto ter aguardado aprovação do MEC durante mais de dois anos para minimizar impactos financeiros.

O vestibular deve ocorrer em dezembro, com aula inaugural prevista para janeiro de 2026. A faculdade funcionará na Avenida dos Mognos (Estrada Nanci), nº 1076. O valor da mensalidade ainda não foi definido.

Hélcio atribui a aprovação também a recursos jurídicos que corrigiram dados populacionais utilizados pelo MEC, considerando números oficiais do IBGE e do Tribunal de Contas da União, o que alterou o cálculo do número de médicos por habitantes, critério importante para autorização do curso.

Entre os apoios políticos, destacam-se o ex-prefeito e ex-deputado federal Nilson Leitão, que liderou o projeto, e o senador Jayme Campos, que participou de reuniões em Brasília com os ministros da Saúde e Educação para viabilizar a aprovação.

A chegada da Faciso reforça Sinop como polo educacional e de desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso, que já conta com o curso de Medicina da Universidade Federal de Sinop.

Fonte: GC Notícias, Olhar Direto

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.