Produto da agricultura familiar de Sinop será destaque na COP 30

O hidromel Castilho Mead, produzido pela Agroindústria Irmãos Castilho Ltda, foi selecionado para representar o Mato Grosso na COP 30, conferência mundial do clima que acontecerá em Belém (PA) em 2025. O produto artesanal, feito a partir da fermentação de mel, água e leveduras selecionadas, é fruto de um projeto familiar que integra tradição, sustentabilidade e empreendedorismo rural.
À frente da agroindústria estão Daniela Castilho, responsável pela produção e qualidade do mel; Junior Castilho, idealizador e mestre hidromeleiro; e Valéria Castilho, encarregada da área comercial e administrativa. O trio transformou a apicultura familiar em um empreendimento inovador, que já conquistou mercado e reconhecimento no setor.
A trajetória da família em Sinop começou em 2008, após mudança do Mato Grosso do Sul em busca de maior proximidade com a natureza. Em 2018, estimulados pelo avô José Rogante, Daniela e Junior iniciaram a produção de mel silvestre, apostando em práticas ecológicas e sustentáveis. No ano seguinte, nasceu a ideia de produzir hidromel, bebida alcoólica tradicional feita da fermentação do mel.
Segundo Junior Castilho, o incentivo veio também do Sindicato Rural de Sinop: “A gente começou [a apicultura] sem muito conhecimento, mas, com apoio, surgiu a chance de agregar valor ao mel. Inicialmente só para consumo próprio, mas os amigos aprovaram e nos encorajaram a expandir”.
O reconhecimento não tardou. O hidromel foi sucesso de vendas na Norte Show, maior feira agropecuária do Norte de Mato Grosso, levando a família a participar da Fit Pantanal, em Cuiabá, consolidando a marca no segmento regional. A mais recente conquista é o convite para representar Sinop e o Mato Grosso na COP 30.
O crescimento do projeto recebeu apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop – por meio da Diretoria de Agricultura – e da COOPERNOP (Cooperativa Mista Agropecuária de Sinop), que fomenta a produção e adquire excedentes para distribuição local.
Segundo Luiz Paulo, diretor de Agricultura, Junior Castilho “é um produtor exemplo, contemplado com kits de apicultura e participante ativo da associação e da COOPERNOP”. A apicultura, enfatiza, é estratégica para o município, pela geração de produtos como mel, própolis, pólen, geleia real e, agora, o hidromel.
Além de produtor, Junior atua como vice-presidente da Associação dos Apicultores de Sinop, promovendo a conscientização ambiental em escolas e resgates de enxames com apoio do Corpo de Bombeiros, reforçando a importância das abelhas para o meio ambiente.
Atualmente, a Agroindústria Irmãos Castilho oferece duas versões de hidromel: Silvestre, alinhado às floradas das matas locais, e Cipó Uva, feito a partir de uma planta típica do bioma amazônico. A empresa está em fase de certificação da marca Castilho Mead, apostando numa produção sustentável que respeita os ciclos naturais e contribui para a polinização das plantas.
Mesmo diante de desafios como queimadas e uso de agrotóxicos, a família Castilho mantém o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no campo, levando o nome de Sinop e de Mato Grosso à vitrine global da COP 30.
Fonte: Daniel Trindade.