EMPRESA DE MONTAGEM DE SILOS COMEMORA BOM MOMENTO DE MERCADO AGROPECUÁRIO EM SAPEZAL

Com a crescente necessidade de produção, armazenagem e transporte de produtos agrícolas, soja e milho, os silos aparecem como um equipamento capaz de aperfeiçoar esse processo. O conhecimento técnico sobre silos metálicos é essencial para a edificação nas áreas rurais e portuárias
Em Sapezal a GI Montagem e Manutenção Industrial oferece montagem de silos e secadores, além de reformas e manutenção.
Júlio César Chiossi Scaravonato, 41 anos, é o sócio proprietário e acredita na vocação agrícola do município para o aquecimento deste segmento.
“São várias propriedades que investem na construção dos silos. Isso vem desde a abertura das áreas agricultáveis. Com o aumento de produtividade, aumenta a quantidade de grãos que precisam ser estocados e, com isso, tem muito ainda para ser construído”, comenta.
Os silos também contribuem para a geração de reservas com os excedentes de anos de boa safra, para compensar uma possível safra desfavorável.
A GI Montagem e Manutenção Industrial, conta com 30 colaboradores entre pedreiros e montadores, Silvane Barbosa cuida da parte administrativa e Julio Cesar da área de montagens e construção.
Atuando somente com a construção civil e montagem dos equipamentos que o cliente compra de sua empresa, a GI também tem clientes em Campos de Júlio e Comodoro, entre eles estão o Grupo Rotta, Família Parmeggiani, Fazenda Leticia, Família Scariote, Família Lanzarin, Família Scarpinello, Senhor do Milho, Grupo Bom Futuro, Fazenda São José, Fazenda Planta, Grupo PCG, Amaggi, Fazenda Pastori e Sansão Saúde Animal.
Empresa familiar com novos projetos
Para quem está num mercado ou segmento aquecido, não tem como não vislumbrar novos investimentos. E é assim que a GI Montagem e Manutenção Industrial se prepara para os desafios dos próximos anos.
“Atendemos principalmente a região, como Campos de Júlio, Comodoro e Campos Novo do Parecis, mas também estamos presente no Mato Grosso inteiro. A confiança que adquirimos ao longo dos anos, em serviços prestados aos clientes, nos torna competitivos no mercado”, garante Júlio.
O empresário, que tem formação em técnico em Mecânica Industrial, pela Comil Silos e Secadores, destaca o maior empreendimento que já foi edificado por sua equipe. Trata-se do Grupo Rota, com três silos de 100 mil sacos cada, um secador de 60 toneladas, conjunto de canalização e elevadores.
Apesar de todo o avanço na armazenagem de grãos no Brasil, há ainda uma certa defasagem quanto a capacidade de armazenamento no País, o que gera sérios problemas. Segundo recomendação da Food and Agriculture Organization (FAO), a capacidade estática de armazenagem de um país deve ser igual a 1,2 vezes sua produção agrícola anual. Pensando nessa linha, o Brasil apresenta um déficit que gira em torno de 70 milhões de toneladas.
Gosto muito de Sapezal, da região, as coisas que conseguimos, foram aqui. Agradeço principalmente aos agricultores que acreditaram no nosso trabalho e, graças a isso, nos consolidamos no mercado”, Júlio César Chiossi Scaravonato, natural de Laranjeiras do Sul (PR), casado com Silvane Barbosa, 39 anos, com quem tem quatro filhos: Guilherme, Mainara, Maria Eduarda e Alice.
Dados do Município

SAPEZAL
Sapezal está localizada no interior de Mato Grosso, distante 509 km da capital Cuiabá, região Centro-Oeste. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, sua população é estimada em 26.688 habitantes.
A cidade possui a 11ª maior economia do estado, com PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios de R$ 2.516.823.700 (aproximadamente R$ 2,51 bilhões).
O município é um dos principais produtores de algodão do estado. Dados de 2018 do IBGE apontam para uma área plantada de 168,2 mil hectares (ha), com 756,9 mil toneladas colhidas. A soja também se destaca, com plantio em 355 mil ha e uma produção superior a 1,23 milhão de toneladas. Além destas, outras culturas também se destacam na produção de comodities, como milho, girassol, arroz e feijão.
REVISTA DIGITAL
