VILLAGE: HÁ MAIS DE 20 ANOS CONSTRUINDO SONHOS

Uma das primeiras lojas de materiais de construção de Sapezal é fruto do desejo de expansão de negócios de uma família paranaense. A Village iniciou as atividades na cidade em junho de 1998, mas o projeto de criação da empresa nasceu bem antes disso. A família Basei já prosperava no interior do Paraná, no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, quando vislumbrou a possibilidade de novos desafios.
“Em 1997 resolvemos conhecer a tão falada Sapezal, pois vários agricultores da nossa região já haviam migrado para cá”, conta Jorge Basei, um dos sócios da Village. Junto com Jorge vieram também Iria Basei e Fábio Luiz Vencato. Além de visitar algumas empresas da cidade, eles passaram pela colonizadora Cidezal, que foi onde puderam conhecer um pouco do planejamento daquele município que tinha sido criado havia apenas três anos. A pequena cidade do interior do Mato Grosso já apresentava possibilidades de crescimento regional, além de qualidade de vida.
Nos dias que permaneceram na cidade, os três perceberam que precisariam de tempo para planejar como seria possível se estabelecer naquele lugar que ainda precisava de tudo. No Paraná, a família já tinha uma empresa de materiais de construção e esse seria o foco principal desse crescimento que o grupo buscava.
UMA OPORTUNIDADE NÃO SE PERDE
Em maio de 1998, o Fabio e um colaborador da empresa no Paraná, Darci Rettore, vieram novamente à Sapezal para um levantamento mais detalhado do que seria preciso para instalar a nova empresa. No retorno, durante um almoço encontraram Antonio Bortolotto (proprietário da Todimo, de Várzea Grande) e Lauri Stoffel, conterrâneo dos paranaenses. Nesse encontro, descobriram que havia uma loja de materiais de construção à venda em Sapezal. O desfecho dessa viagem foi o início das negociações que culminaram com a aquisição da Popular Materiais de Construção.
As atividades da Village Materiais para Construção iniciaram oficialmente em junho daquele ano, sob direção do sócio Fábio Vencato. Em novembro, com o crescimento da empresa e da cidade, Sônia Maria Basei foi mais uma sócia que veio à Sapezal para assumir a parte financeira da empresa. “Quando eu conheci a cidade e vi o potencial que ela tinha fiquei muito animada. Aqui era o futuro”, diz Sônia. Para ajudar, Jorge também procurava vir à cidade a cada dois meses. “Eu ficava encantado com o crescimento do município e da quantidade de pessoas que chegavam para desbravar essa cidade maravilhosa”, lembra Jorge.
E com todo esse crescimento, vinham também os desafios. Na época, não havia acesso asfáltico até a cidade e, por isso, o transporte de mercadorias levava muitos dias. Então, como trazer o material de construção até a empresa? Os sócios da Village decidiram criar também uma transportadora própria para atender a demanda que não parava de crescer.
No ano de 2000, Jorge e a esposa Claudia também resolveram que era hora de deixar o Paraná e ajudar a concretizar o sonho de crescimento da família no Mato Grosso. Em Sapezal, Jorge, que acumulava grande experiência com três mandatos como presidente de associações comerciais, assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Sapezal (Acisa). Nesse período ele ajudou a trazer o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) ao município, uma linha de financiamento voltada, principalmente, a empresas de pequeno e médio porte. “Não tinha uma única obra comercial na cidade com esse recurso. Por meio dele, muitos comerciantes se beneficiaram”, explica Jorge.
O DESENVOLVIMENTO E OS DESAFIOS
Com isso, a Village também viveu um período de expansão. Porém, a empresa, já estabelecida no município, precisava de mais investimentos e produtos que eram tendência em outros estados. Jorge foi à China duas vezes em busca desse tipo de mercadoria.
Ele e Sônia também sempre participam das maiores feiras do ramo no Brasil. “A empresa tem passado por grandes transformações ampliando sua área de atuação, buscando produtos e serviços cada dia com mais qualidade para poder atender à demanda e necessidade da população de Sapezal e região”, explica Sônia.
E, foi em uma dessas feiras que nasceu o segundo maior grupo de compras do Estado, do qual a Village faz parte, sendo formado pela união de cinco lojas de materiais de construção. “O grupo é resultado de muito trabalho e dedicação, sempre respeitando os clientes e a equipe de trabalho”, diz Jorge.
A VILLAGE
A Village é hoje a maior loja de materiais de construção da região. Além da matriz em Sapezal, ela possui uma filial em Campo Novo dos Parecis, onde também é líder de mercado. E ela, que esteve presente na construção do sonho de boa parte da população de Sapezal, agora também realiza um grande sonho: em 2019, acontece a inauguração da sede própria da filial de Campo Novo dos Parecis. Com 2.500 metros quadrados de construção ela também faz parte do Grupo Basei a Construtora Village, referência na região.
A empresa investe constantemente na equipe de trabalho, sempre com respeito e participação dos funcionários, em busca da qualidade em produtos e serviços. Uma empresa de ponta em que o sucesso resulta em comprometimento. Hoje, ela se chama Village Construção e Acabamento, mudança apenas no nome, mas com a qualidade de sempre.
Dados do Município

SAPEZAL
Sapezal está localizada no interior de Mato Grosso, distante 509 km da capital Cuiabá, região Centro-Oeste. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, sua população é estimada em 26.688 habitantes.
A cidade possui a 11ª maior economia do estado, com PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios de R$ 2.516.823.700 (aproximadamente R$ 2,51 bilhões).
O município é um dos principais produtores de algodão do estado. Dados de 2018 do IBGE apontam para uma área plantada de 168,2 mil hectares (ha), com 756,9 mil toneladas colhidas. A soja também se destaca, com plantio em 355 mil ha e uma produção superior a 1,23 milhão de toneladas. Além destas, outras culturas também se destacam na produção de comodities, como milho, girassol, arroz e feijão.
REVISTA DIGITAL
