Associação Comercial e Empresarial

A força do comércio em Sorriso
Criada há 34 anos, instituição tem por objetivo dar representatividade à classe comercial e empresarial local
Sorriso tem um comércio dinâmico e diversificado que além de atender as necessidades de consumo da população local e atrair consumidores de toda a região, é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho e pela geração de renda à uma grande parcela da população. De acordo com os números do CAGED, entre janeiro e agosto de 2021, o comércio gerou 872 novos postos de trabalho na cidade.
Todo esse dinamismo é representado pela Associação Comercial e Empresarial (ACES), entidade que reúne mais de 700 associados e tem como objetivo principal fortalecer ainda mais o comércio e o empresariado local, dando-lhes vez e voz.
Fundada em 1987 por iniciativa do comerciante Dorival Brandão, a entidade teve como seu primeiro associado o também empresário Elpídio Daroit. “A ACES, à época com o nome de Associação Comercial e Industrial de Sorriso, despertou nos empresários locais a consciência sobre a importância de se organizarem em torno de objetivos comuns. Sua fundação foi um marco para o comércio de Sorriso”, destaca o atual presidente Sávio Júnior Zaniollo.
O presidente enfatiza que a ACES, ao longo de sua história, sempre teve atuação destacada na defesa dos interesses das categorias que representa. Como exemplo, Sávio cita o posicionamento da entidade durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. “Nós fomos uma das associações que lutou, e no município de Sorriso, nesses 400, 500 dias de Covid, o comércio local não fechou nem um dia, atuando sempre em acordo com os protocolos sanitários”, destaca ele.
Ele também lembra que a ACES está presente em todos os Conselhos Municipais, discutindo as políticas públicas e fiscalizando suas implantações e execuções. “Nós participamos dos debates sobre a implantação das ferrovias em nossa região, das questões sobre o ICMS da energia solar, entre outras. Nós temos essa participação efetiva nas políticas públicas e também frente às leis, ao desenvolvimento econômico local e da região”, destaca Sávio Zaniollo.
SEDE PRÓPRIA E EVENTOS
Com o desenvolvimento de Sorriso, a ACES também cresceu. Em 1.999, ano em que a Associação passou a ter o nome atual, foi construída uma moderna sede própria, ampla e com espaços adequados para a realização de cursos, treinamentos, simpósios, seminários e palestras que visam manter os associados atualizados e que possam contribuir com o bom desempenho dos seus negócios.
Anualmente, a ACES realiza uma série de eventos que visam integrar e valorizar os comerciantes e os consumidores locais. Um deles é o “Destaque do Ano”, realizado há 22 anos. A premiação é feita com base em pesquisa de opinião feita entre a população. Este ano foram premiadas empresas em 222 categorias.
A ACES promove também, há 17 anos, a “Feira de Liquidação do Comércio de Sorriso”, evento que visa fomentar as vendas em todos os segmentos do comércio local e que em 2021 teve a sua 33ª edição e 41 empresas participantes.
Outro evento já tradicional em Sorriso, realizado há 27 anos pela ACES, é a “Campanha de Natal”. Durante o período do final de ano são distribuídos 1 milhão de cupons pelo comércio local que dão direito aos clientes de participarem dos sorteios que já tiveram como prêmios carros, móveis, motos, vales compras, vales combustíveis, entre outros.
Também durante o final do ano a ACES realiza a decoração Natalina, que objetiva dar às ruas da cidade um clima condizente com a época por meio de uma elaborada decoração temática. Trenzinho, casa do Papai Noel, personagens infantis, apresentações culturais e artísticas feitas por escolas e grupos de teatro, de música e de dança, são atrativos que acentuam o clima de festa natalina.
A ACES, nos últimos dois anos, tem apoiado o Clube do Bem e o Conselho Municipal de Turismo na realização do Festival Gastronômico de Sorriso, que proporciona aos consumidores realizarem um tour onde é possível degustar diversos tipos de pratos servidos por restaurantes, bares e lanchonetes que participam do evento. Este ano, o Festival teve início em setembro e será encerrado em dezembro.
Ao longo dos seus 34 anos de história, a ACES realizou e participou de dezenas de eventos e ações em homenagem às mulheres e promoveu palestras de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Promoveu e realizou cursos sobre legislação tributária, de capacitação e atualização em parceria com o SEBRAE e empresas privadas. “A ACES participa de forma ativa do todo e qualquer movimento pacífico que seja em apoio ao comércio local”, frisa o presidente Sávio Júnior Zaniollo.
