Bom dia, Quarta Feira 18 de Junho de 2025

Expansão Urbana

Masterplan Cidade Nova

Publicado em 18 de Janeiro de 2022 ás 09:58 , por VALMIR FARIAS

Brasil Imóveis inova ao lançar em Sorriso o primeiro loteamento com o conceito de “Cidade Inteligente”

O projeto do novo empreendimento proporcionará que as residências fiquem próximas a tudo aquilo que os moradores necessitam


O mundo vive em constante mudança. Tudo se transforma, evolui, buscando sempre o melhor. É assim na moda, na tecnologia, nos costumes. E assim também acontece com as cidades.

Ao longo do tempo, os núcleos urbanos foram se modernizando, evoluindo e se transformando, até se chegar ao conceito de “cidade inteligente”, onde o planejamento urbano e os serviços são otimizados e pensados de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e proporcionando benefícios aos seus moradores, como mobilidade, acessibilidade, lazer, qualidade de vida e segurança.

Com base nesse conceito, a Brasil Imóveis, que atua no setor imobiliário de Sorriso desde 2012, desenvolveu o masterplan Cidade Nova, um projeto imobiliário inovador que será implementado em uma extensa área na região Sul da cidade em parceria com a Família Bedin.   

Localizado próximo aos Polos Empresariais Eldorado I e II, o Cidade Nova tem como proposta reunir em uma mesma região, áreas destinadas a moradias, comércios, escolas, faculdades, serviços e empresas, que interagem entre si.

A inspiração para o projeto, revela Fabiano Bortolotti, que tem 10 anos de experiência no setor imobiliário, tendo participado nesse período do lançamento de 8 grandes empreendimentos veio durante algumas viagens que fez pelo Brasil e pelo exterior, onde pôde conhecer cidades que já aplicam o conceito de “cidade inteligente”. 

Como exemplo ele cita Sidney, na Austrália, que tem mais de 5 milhões de habitantes e onde, em uma mesma região, existem espaços determinados para indústrias, comércio e residências. “Então eu pensei em trazer esse conceito de ter tudo isso em um loteamento. Isso é uma tendência que está acontecendo no Brasil”, observa Fabiano. 

A proposta do novo loteamento, que será lançado em dezembro, é que as pessoas possam morar, trabalhar, ter acesso a escolas, lojas, supermercados e ao lazer sem que precisem se deslocar para outras regiões. “Queremos trazer tudo para muito próximo do morador”, pontua Fabiano. “O Cidade Nova é um bairro que está sendo planejado com o conceito de cidade inteligente”, frisa ele. 

 

Comodidade e praticidade

Fabiano também pontua que os novos empreendimentos imobiliários devem ser projetados pensando em como serão as cidades no futuro, que deverão proporcionar conforto, segurança, comodidade e praticidade aos moradores.

Dessa forma, o masterplan do Cidade Nova, desenvolvido pelo conceituado arquiteto e urbanista Jhonny Rother, possui vias que se conectam em um ponto central e se interligam às outras regiões da cidade através dos eixos estruturantes já existentes, facilitando o fluxo de veículos e tornando os deslocamentos muito mais práticos e rápidos.  

O designer inteligente do Cidade Nova, proporciona que as residências fiquem próximas de tudo aquilo que os moradores precisam. Na região onde o bairro será implantado, já existe uma loja da Havan e em breve será instalada a filial de uma grande rede de supermercados e um campus da faculdade FASIPE. 

Para melhorar ainda mais a mobilidade urbana está prevista a construção de um viaduto sobre a BR-163, ao lado da Havan, obra que facilitará o acesso à região. O viaduto será conectado a uma avenida que ligará o loteamento Cidade Nova com a avenida Curitiba, na altura do lago do bairro Rota do Sol.  “Tudo isso”, enfatiza Fabiano, “aproxima os moradores do trabalho, do estudo, do lazer e proporciona bem estar social, comodidade, segurança e praticidade”. 

                              “Reunindo em uma mesma região áreas para comércio, empresas e escolas o Cidade  proporciona comodidade, segurança e conforto aos moradores”, Fabiano Bortolotti

Na questão da qualidade de vida, o Cidade Nova terá ciclovia arborizada, pet-park, quadras de esportes, academias ao ar livre, playgrounds  e um grande parque linear com pista para caminhada que acompanhará a orla verde do córrego Gonçalves, um espaço onde a população poderá interagir com a natureza, praticar atividades esportivas e o lazer com total segurança, comodidade e respeito ao meio ambiente.

Outra inovação do Cidade Nova é com relação ao projeto urbanístico, que reserva os espaços para condomínios nos núcleos das áreas, e destina as quadras próximas às avenidas para os terrenos comerciais. 

Fabiano explica que o masterplan inova também ao adotar o conceito de vilas, que são “bolsões” com os terrenos agrupados e acesso limitado, o que reduz o fluxo de veículos, proporcionando privacidade e maior segurança aos moradores. 

                “O Cidade Nova terá vias que se conectam em um ponto central e se interligam às outras regiões da cidade através dos eixos estruturantes já existentes”, Johnny Rotter, Arquiteto e Urbanista

Vídeos

Dados do Município

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.